Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado com Seminário no Paraná


A Unicafes Paraná (União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) realizou em parceria com a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) o 1º Seminário do Dia Internacional do Cooperativismo em Francisco Beltrão. Além de celebrar a data, intitulada pela ONU (Organização das Nações Unidas) devido à importância do movimento cooperativista no desenvolvimento econômico e social, o evento também foi um espaço para ampliar os debates sobre temas que influenciam o futuro da Agricultura Familiar.

“É uma oportunidade que nós esperamos fazer todos os anos, um evento semelhante a esse, trazer pessoas que possam nos ajudar a fazer a reflexão para sabermos se continuamos no caminho certo do que nós propomos no começo daquilo que é o grande objetivo do cooperativismo que é a inclusão das pessoas”, comentou Luiz Possamai, vice-presidente da Unicafes Paraná.

Mais de 450 pessoas, entre dirigentes de cooperativas, autoridades e lideranças regionais, agricultores, professores e estudantes participaram do evento realizado no auditório da Unioeste. “É muito importante para Unioeste essa aproximação entre a academia, à experiência de campo, as entidades da Agricultura Familiar que foram protagonistas nos últimos anos de uma política diferenciada no Brasil”, salientou o professor da Unioeste Wilson João Zonin.


Programação

A programação contou com painéis de debate, lançamento de livros e exposição de produtos da Agricultura Familiar. Neste ano, o tema que norteou o Seminário foi “Cooperativismo Solidário: as pessoas no centro do Desenvolvimento” que destaca a importância da inclusão.  
O assunto foi tratado no primeiro painel do dia que contou com a colaboração do presidente da Unicafes Nacional e Infocos, Vanderley Ziger; o Conselheiro do FGCoop e Diretor Executivo da Central Cresol Baser, Adriano Michelon e também o professor Sérgio Schneider do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) que trouxeram elementos teóricos e práticos sobre os benefícios do cooperativismo e também os desafios da economia brasileira.

O segundo painel do dia, realizado a tarde abordou: “A importância do Cooperativismo para o Desenvolvimento Regional", tema que destacou o pioneirismo da região neste ramo organizacional. Na ocasião participaram do diálogo o Deputado Federal, Assis do Couto incentivador do cooperativismo da Agricultura Familiar; o professor universitário, escritor e político, Ciro Gomes; e o professor e vice-reitor da UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul) campus Chapecó, Antônio Inácio Andrioli.

“É muito bom ver um lugar que primeiramente avançou na reforma agrária, uma região que é assentada na pequena propriedade, na produção cooperativa, é uma cidade que consegue ser diferente da média da contradição da concentração de renda do Brasil e isso se deve a tradição cultural e força política desta comunidade que eu tenho muita admiração. O Cooperativismo é uma das formas mais avançadas de superar a grande assimetria de desigualdade da competição global”, comentou o político Ciro Gomes.

Lançamento dos livros 
O Seminário também foi espaço de compartilhamento de conhecimento a partir do lançamento de quatro livros – que é resultado da parceria da Unicafes com as universidades que investem em pesquisas. Na ocasião, o público pode conhecer mais sobre as seguintes obras: Processos de Cooperação e Solidariedade na América Latina do professor universitário, Adilson Francelino Alves; Cadeias curtas e redes agroalimentares alternativas e Construção de Mercados e Agricultura Familiar, de Sérgio Schneider; e ainda Soja orgânica versus soja transgênica de Antônio Inácio Andriolli.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unicafes Paraná

Comentários

Postagens mais visitadas