Ariel Guarco foi eleito novo presidente da Aliança Cooperativa Internacional

 Ariel Guarco, segundo presidente latino-americano da Aliança Cooperativa Internacional (ACI)


O novo presidente da Aliança Cooperativa Internacional inicia sua gestão com um nível muito importante de apoio dos membros da Aliança em todo o mundo, já que elegeram um total de 671 votos afirmativos de 691 possíveis, o que adquire ainda mais relevância se considerar que ele foi o único candidato a ser considerado pela Assembléia, já que o outro candidato para o cargo comunicou a retirada de sua candidatura nos dias anteriores à eleição.
Ariel Guarco torna-se assim o segundo presidente latino-americano da Aliança nos seus 122 anos de história, depois do brasileiro Roberto Rodrigues, que ocupou o cargo entre 1997 e 2001, e no terceiro de um país do continente Americana, lista que completa o canadense Monique Leroux, que o antecedeu no cargo.
Por outro lado, com seus 48 anos de idade, Guarco se torna o segundo presidente mais novo da história da organização, atrás do finlandês Väinö Tanner, que assumiu a presidência entre 1927 e 1945, e tinha 46 anos.
A Guarco é membro do Conselho de Administração da Aliança em todo o mundo desde novembro de 2013, quando foi eleito para uma Assembléia Geral da organização como o que hoje o proclamou presidente, tornando-se a primeira cooperativa argentina a ter acesso ao mais alto órgão de administração. da Aliança.
Ele nasceu em Coronel Pringles, uma pequena cidade no sul da província de Buenos Aires, com pouco mais de 20 mil habitantes. Ele é um veterinário de profissão, Mestrado em Economia Agrícola e pós-graduação em Economia Social.
Sua experiência cooperativa começou na cooperativa elétrica de sua cidade natal, onde começou a trabalhar às 23 horas, ocupando cargos diferentes até chegar à presidência onde ocupou desde 2007. No ano seguinte ele foi eleito presidente da Federação de Cooperativas Eléctricas e de Serviços Públicos da província de Buenos Aires (FEDECOBA) e desde 2011 preside a Cooperativa de Cooperativa da República Argentina (Cooperar), o mais alto órgão de integração do movimento cooperativo argentino. Desde 2014, ele também é vice-presidente das Cooperativas das Américas.

Presidente da Unicopas, Arildo Mota Lopes e o novo presidente da ACI, Ariel Guarco.
Fonte: ACI
 

Comentários

Postagens mais visitadas