Unicafes PR realiza AGO



A Unicafes (União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Paraná) Paraná realizou nesta semana, a Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas do ano de 2017. A AGO aconteceu no auditório da Assesoar em Francisco Beltrão e reuniu dirigentes das cooperativas filiadas, além de lideranças e convidados. O evento também foi uma oportunidade para os participantes debaterem sobre a sustentabilidade do Sistema Unicafes e os rumos da Agricultura Familiar.

No painel Cooperativismo, Agricultura Familiar e Sustentabilidade o público acompanhou interversões do Deputado Federal (PDT/PR) Assis do Couto, e do presidente da Unicafes Nacional Vanderley Ziger que fizeram um histórico dos 23 anos do cooperativismo na região destacando as dificuldades e avanços principalmente na área de crédito e mercados.



Já o professor da UFRGS, Sérgio Schneider, e do diretor da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) Valter Bianchini, também participaram do painel mostrando o novo tempo que vivem as cooperativas. Segundo Schneider as cooperativas precisam ter maior autonomia para lidar com as adversidades e mudanças. Desta forma, ele orientou que os dirigentes precisam definir estratégias fundamentais para continuar o desenvolvimento. Para isso é preciso, criar e melhorar leis e políticas públicas, atuar na inserção dos agricultores aos mercados e fomentar a inovação de produtos e gestão.


Lançamento de Livros



 
Durante a programação houve o lançamento de três livros editados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. São eles “A Teoria das Cooperativas Camponesas” de Alexander Chayanov, “Camponeses e a arte da Agricultura” de Jan Douwe van der Ploeg e “Regimes Alimentares e Questões Agrárias” de Philip McMichael. As obras são importantes contribuições ricas para estudantes do segmento que agora tem a possibilidade de ampliar seus estudos com novos embasamentos teóricos.

Recomposição do Conselho
A AGO também foi uma oportunidade para recomposição do conselho fiscal de acordo com a política do Sistema Unicafes ficando como membros: Celso Tobaldini, Luci Baraldi, Paulo Dalek, Almir Calegari e Valdair Santos.



Veja algumas fotos: https://goo.gl/Dr2Sxv

Fonte: Assessoria de Imprensa/Unicafes PR

Comentários

Postagens mais visitadas