FAO e Unicafes lançam livro de receitas do Sul do Brasil na celebração do Dia Mundial da Alimentação

Não dá para pensar no café da manhã, almoço ou janta, sem lembrar a vasta e farta mesa posta pela avó ou pela mãe, quando os tempos ainda eram outros e tudo era colhido diretamente da terra, natural, orgânico, nutritivo. E a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, foi buscar no Sul do Brasil saborosas receitas com leguminosas que venceram o tempo e foram transmitidas de geração a geração, de boca em boca ou manuscritas, e que aproveitam o que de melhor a terra produz, para elaborar publicação de 100 páginas: “Leguminosas, Receitas Culinárias do Sul do Brasil” que reúne 83 receitas com objetivo de preservar saberes tradicionais, valorizar a gastronomia repassada de pai para filho, e incentivar a conexão com a produção de alimentos saudáveis, sobretudo da agricultura familiar.
A parceria estratégica da FAO - Unidade de Coordenação de Projetos da Região Sul do Brasil com a ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/PR, a Nutriplus Alimentos, a Itaipu Binacional, a Risotolândia Alimentos, a INFOCOS – Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário e a UNICAFES – União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidaria do Estado do Paraná, a gastronomia refinada e tradicional dos três estados do Sul, e entidades envolvidas diretamente na pesquisa, comercialização e produção dos grãos comestíveis. A publicação será lançada dia 20 de outubro, no Centro de Eventos Marabá, em Francisco Beltrão, ás 15 horas, durante o 8º Encontro Interestadual da Mulher Rural e o 4º Encontro Estadual da Juventude Rural. O livro impresso e digital tem a coordenação executiva do jornalista Mário Milani e apresentam receitas elaboradas por estudantes, cozinheiros, cozinheiras tradicionais da zona rural, merendeiras de escolas publicas e ‘chefs’ reconhecidos da cozinha profissional do Sul do Brasil. As duas ferramentas de comunicação promovem trocas de experiências culinárias, disponibilizando informações relevantes da gastronomia regional. Na versão online no endereço: www.leguminosas.com.br é possível acessar o conteúdo, compartilhar informações e, sobretudo, adicionar novas receitas.


Capa do livro
 
Segundo o representante da FAO, Alan Bojanic “O grande desafio para a segurança alimentar nos próximos anos não é apenas fazer com os alimentos cheguem a todos, mas sim que contribuíam para uma alimentação nutritiva e saudável. A articulação da FAO com renomados chefes de cozinha, merendeiras e cozinheiras tradicionais da gastronomia dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul é bastante significativa porque junta esforços para a alcançar tais objetivos”, disse Bojanic. As leguminosas são grãos comestíveis de plantações que incluem feijões, ervilhas, soja, grão de bico e lentilhas. E são vastamente domesticadas pelo homem como forrageiras utilizadas para cobrir e adubar solos das lavouras. O grupo bastante diversificado que vem sendo ingerido pelos homens é cultivado por civilizações em todo o mundo por mais de 10 mil anos.
Elas representam uma vasta família de plantas, incluindo mais de 600 gêneros e mais de 19 mil espécies. Ao crescer, as leguminosas fixam o azoto no solo, o que reduz a necessidade de fertilizantes químicos. Conhecida na língua espanhola como “Legumbres”, em inglês como “Pulse”, e no Brasil, leguminosas, são todas referencias de sementes (grãos) usadas para alimentação humana e animais com poder fabuloso em nutrir toda a crosta terrestre com matérias orgânicas fáceis de decompor no chão. As leguminosas geralmente são cultivadas por pequenos agricultores, especialmente, mulheres, proporcionando a esses produtores rurais uma fonte adicional de alimento e renda.
 Fonte: FAO

Comentários

Postagens mais visitadas