Mais de mil pessoas participam de encontro de mulheres e jovens rurais


 

A Unicafes promoveu em Francisco Beltrão, região Sudoeste do Paraná, o 8º Encontro Interestadual da Mulher Rural e o 4º Encontro Estadual da Juventude. O evento é um momento festivo e também de reflexão. O objetivo é discutir os rumos e os desafios da Agricultura Familiar com a inclusão de jovens e mulheres rurais.

Neste ano, cerca de 1.100 pessoas, entre lideranças, autoridades, dirigentes de cooperativas, jovens e mulheres rurais de todo o Paraná e também de outros estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul participaram do evento, que neste ano aconteceu no dia 20 de outubro. O evento também faz uma alusão ao Dia da Mundial da Mulher Rural e da Alimentação celebrados nos dias 15 e 16 de outubro.



“É onde juntamos os atores da Agricultura Familiar. É um evento comemorativo, mas sempre temos formação porque o objetivo é trabalhar o desenvolvimento também. Fazer com que a mulher se insira dentro das organizações. Fazer com que ela seja não somente uma produtora, mas também uma liderança e contribua dentro dos espaços da Agricultura Familiar”, avaliou o presidente da Unicafes – PR, Ivori Fernandes, ao ressaltar que a mulher é responsável hoje pela produção de 60% a 70% de tudo o que é destinado à merenda escolar.

Para a diretora da Secretaria de Mulheres da Unicafes, Janete Rottava, o evento traz muitas reflexões importantes. “A mulher representa o desenvolvimento. O que está faltando para elas é o entendimento desta importância. Ela faz tudo: cuida da casa, ajuda o marido na roça, produz a alimentação para a merenda escolar, ajuda na igreja, está na sociedade, está na sua entidade. A mulher representa a harmonia na sua casa. Ela precisa estar consciente disso para que haja o empoderamento e ela assuma os papeis de liderança também”, argumentou Janete.

 

A secretária também observou que é preciso fortalecer a juventude e melhorar as condições de trabalho no campo para garantir a sucessão familiar. “Por isso a importância de inserir os jovens nesta discussão”.  


Programação

 

Neste ano, a programação contou com apresentações culturais, lançamento do livro ‘Leguminosas: Receitas Culinárias do Sul do Brasil, houve dinâmicas, sorteios de prêmios e palestras que abordarão as relações familiares e a sucessão familiar – uma preocupação recorrente das organizações. O público também pode conhecer mais sobre a evolução dos direitos de jovens e mulheres e também saber mais sobre saúde – em razão da campanha nacional “Outubro Rosa”.


 
As atividades integraram jovens e mulheres rurais que participam das ações do Programa de Gênero e Geração do Cooperativismo Solidário e também do Programa Juventude Cooperativista. Neste ano, o encontro recebeu apoio da Central Cresol Baser, Coopafi Central, Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, SEAB e Itaipu Binacional. As atividades aconteceram no Centro de Eventos da Marabá.

Feira da Agricultura Familiar

 

Na Feira da Agricultura Familiar, cerca de 20 produtoras de diferentes partes do Paraná comercializaram seus produtos de artesanato e alimentícios. Os itens foram comercializados durante o evento.




Moeda Semente


Outro destaque para o evento foi à apresentação do Programa Moeda Semente. A iniciativa pretende facilitar o acesso ao micro crédito com foco no empoderamento socioeconômico da mulher, com o objetivo de promover políticas de investimentos em atividades produtivas, agroindustriais, comerciais, educação e bem-estar do familiar participante das iniciativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária.



A Moeda, é uma moeda criptografada, realizada com tecnologia blockchain, que alcançará mais de 1 bilhão de mulheres no mundo. No Brasil, em cinco anos a meta é chegar a 1.500.000 mulheres associadas de cooperativas, iniciando pelos estados do Paraná, Goiás, Bahia, Minas Gerais e Rondônia.

A Unicafes que congrega mais de 1.100 cooperativas espalhadas em 20 estados do Brasil possui um universo de mais de 60.000 mulheres com aptidão para a utilização da Moeda e esse número pode vir a ser ainda maior assim que o trabalho iniciar.

 

Cultivando Sabores da Roça


Receitas doces, salgadas e bebidas preparadas com dedicação com produtos e temperos colhidos diretamente da roça. O Projeto de Receitas “Cultivando Sabores da Roça” reuniu pelo 4º ano as melhores receitas da Agricultura Familiar.
Os 15 pratos classificados para final representam grupo de agricultoras de cinco regiões do Paraná. Ao total, cinco jurados tiveram a missão de avaliar as receitas. Entre os principais pontos estão os ingredientes utilizados, a origem dos produtos, modo de preparo, a apresentação do prato, a identidade cultural, a textura e o sabor. Entre os quesitos de maior pontuação estão às receitas que priorizam os produtos da Agricultura Familiar.
A avaliação das receitas aconteceu durante a programação do 8º Encontro Interestadual da Mulher Rural e 4º Encontro Estadual da Juventude. Os grupos foram premiados com uma batedeira planetária. O “Cultivando Sabores da Roça” visa valorizar os alimentos tradicionais da Agricultura Familiar.


Os vencedores de 2017


Categoria Salgado


Queijo Temperado do Grupo Associação de Mulheres da Agricultura Familiar - Santa Izabel d' Oeste, região Sudoeste.

 

Categoria Doce




Chico Balanceado de Mandioca do Grupo Apmi Associação de Proteção a Maternidade e Infância - Cruz Machado, região Centro.


Categoria Bebida

 

 

Suco Verde do Grupo Gênero e Geração - Coronel Vivida - região Sudoeste.

Concurso de Queijos Artensanais

E teve ainda seleção regional do Concurso de Queijos Artesanais promovido pela Emater/Seab com apoio da Unicafes-PR. A etapa regional contou com representantes de 17 municípios. Os vencedores foram: Altair Renato Bach, de Santa. Isabel D’Oeste; Cleci Polidoro, de Verê; Jacob Klein, de Salgado Filho, e Martinazzo e sua esposa, a queijeira Roseli Martinazzo, de Itapejara D’Oeste.


Os selecionados participarão da etapa final a ser realizada em julho de 2018, em um grande evento no Mercado Municipal. A ação aconteceu durante a programação do 8º Encontro Interestadual da Mulher Rural e 4º Encontro da Juventude em Francisco Beltrão, no dia 20 de outubro. Veja a matéria na integra aqui.

Colaboração Especial: Márcia Raquel de Oliveira
Fonte: Assessoria de Imprensa/Unicafes-PR


Comentários

Postagens mais visitadas